sábado, 10 de setembro de 2016

[Recomendação] A Culpa É Das Estrelas

livro A Culpa é das Estrelas, John Green



Título original: The Fault In Our Stars
Autor: John Green
Ano: 2012
Editora: Instrínseca
Número de páginas: 286

Um livro dedicado a Esther Earl, que foi a grande inspiração de John Green ao escrever A Culpa é das Estrelas, é uma ficção romântica (e dramática diria eu).



Hazel Grace Lancaster é uma jovem de 16/17 anos, paciente terminal. Mesmo que milagrosamente seu tumor tenha diminuido bastante, ela acredita que sua vida termina no momento do diagnóstico. Porém, o que ela não esperava era que conheceria Augustos Waters, um garoto bonito que um dia também participa do Grupo de Apoio a Crianças com Câncer que sua mãe a obriga a ir.

"Faltando pouco para eu completar meu décimo sétimo ano de vida minha mãe resolveu que eu estava deprimida, provavelmente porque quase nunca saía de casa,  passava horas na cama, lia o mesmo livro várias vezes, raramente comia e dedicava grande parte do meu tempo livre pensando na morte."

E é assim que Hazel começa a narrar sua história. Mesmo sendo doce, inteligente e decidida, o exemplo de que não se pode desistir da vida, não consegue expressar seus desejos e ambições por conta do câncer. Por isso acaba no grupo de apoio. Já Augustos, é um garoto de 17 anos que já está, até o momento, livre do câncer e que vai ao grupo de apoio para acompanhar seu amigo Isaac, que também tem câncer e esta prestes a perder completamente a visão.
E no meio desse monte de diagnósticos trágicos, surge a admiração e carinho entre Hazel e Gus. Só que acostumada a estar sempre longe dos holofotes amorosos, Hazel não vê motivos para um garoto como Gus se interessar por ela, alguém como ela mesma se intitula, uma "granada" que está prestes a explodir. Mas Gus, que está acostumado a viver a vida intensamente e não quer deixar de viver nada, não desiste dela, e a convence de que vale a pena correr o risco.



"Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você."
-Augustos Waters

A Culpa é das Estrelas é muito mais que um livro sobre câncer, é um livro sobre morte, amor, relacionamentos e como o ser humano lida com todas essas coisas. É um misto de melancolia e doçura, filosofia e diversão, mostrando o verdadeiro significado de amor verdadeiro.


Em 2014,  o livro ganhou sua adaptação cinematografica com Shailene Woodley, como Hazel Grace, e Ansel Elgort, como Augustos Waters. O filme tem duração de aproximadamente duas horas e cinco minutos e vale muito a pena conferir, uma vez que se trata de uma adaptação muito fiel a obra original (pelo menos eu achei).
Confira o trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Compartilhe!!